Indiscutivelmente,
foram os gregos que estabeleceram as bases para a cultura musical do Ocidente. A
própria palavra música nasceu na Grécia, onde "Mousikê" significa
"A Arte das Musas", abrangendo também a poesia e a dança. O ritmo
era o denominador comum das três artes, fundindo-as numa só. Dessa forma a
Lírica era um gênero poético, mas seu traço principal era a melodia e até seu
nome deriva de um instrumento musical - a Lira. como os demais povos antigos os
gregos atribuíam aos deuses sua música, definindo-a como uma criação integral
do espírito, um meio de alcançar a perfeição.
Seu sistema musical
apoiava-se numa escala elementar de quatro sons - o Tetracorde. Da união de
dois tetracordes formaram-se escalas de oito notas, cuja riqueza sonora já
permitia traçar linhas melódicas. Estas escalas mais amplas - os Modos -
tornaram o sistema musical grego conhecido posteriormente como Modal.
O canto prendia-se a
uma melodia simples, a Monodia, pois os músicos da Grécia ignoravam as combinações
simultâneas de sons (harmonias). Mas nem por isso deixavam de caracterizar com
seus Modos um sentido moral - o Ethos -, tornando os ritmos sensuais,
religiosos, guerreiros, e assim por diante.
Uma vez que os ritos
religioso quase não mudavam, conservando a tradição, com o tempo criaram-se
melodias-padrão, muito fáceis e conhecidas de todos. Eram os Nomoi, cujo
acompanhamento se fazia com a Cítara e o Aulos. A cítara descendia da lira e,
como ela, tinha cordas. O aulos era um instrumento de sopro, ancestral do nosso
oboé.
Partindo dos Nomoi, a
música da Grécia evoluiu para a lírica solista, o canto conjunto e o solo
instrumental. Depois, vieram as grandes tragédias inteiramente cantadas, que
marcaram o apogeu da civilização helênica (do século VI ao século IV a.C.).
Daí por diante, a
decadência do povo encaminhou a música da Grécia para o individualismo e o
culto às aparências. Parecendo prever a dominação que lhes seria imposta pelos
romanos, os gregos ironizavam a sua própria destruição.
Em Roma, a Arte da
Cópia
A cultura dos romanos
era muito menor do que o seu poderio, de maneira que a conquista da Grécia lhes
veio bem a calhar: a avançada civilização grega oferecia-lhes tudo o que não
tinham em ciência, arte e refinamento.
Recolhendo os melhores
elementos do patrimônio grego, trataram de copiá-los com capricho e depois
apresentaram-nos como produto próprio entre os demais povos que tinham sob
domínio. Mas não foram muito além desse trabalho de divulgação.
Particularmente no caso
da música, Roma quase nada acrescentou àquilo que se havia desenvolvido na
Grécia. Sua contribuição ao progresso musical destacou-se, contudo, pela
invenção de alguns instrumentos como a Tíbia (uma espécie de gaita-de-foles), a
Tuba (precursora do trombone) e um órgão primitivo, provavelmente hidráulico ou
pneumático. Entretanto, parece que esse órgão não era original. Alguns
pesquisadores afirmam que um egípcio chamado Ctesíbio já havia criado um
aparelho do mesmo tipo dois ou três séculos antes da era cristã.
(Autor desconhecido)
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