quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Agora é lei

É isso mesmo, pessoal!
No dia 18 de Agosto de 2008, foi sancionada a lei nº 11.769 que determina o ensino da Música como obrigatoriedade em toda a rede de Educação Básica do Brasil. As escolas tiveram até Agosto de 2011 para se adaptar à regra e a disciplina não será exclusiva, mas integrada ao Ensino das Artes.
Antes da nova legislação ser aplicada, a  Música era uma disciplina optativa e cabia às escolas inserir ou não o conteúdo no plano pedagógico de seus alunos. Com a lei em vigor, os trabalhos voltados para a área da Música, que antes era descontinuados e esporádicos, agora serão sólidos e de maior qualidade.

Entretanto, um novo desafio está às portas: A formação de novos profissionais. São raras as escolas públicas que oferecem em suas grades curriculares o Ensino musical, e como resultado, poucos são os Músicos devidamente formados e licenciados para atuar na área. A esperança é que a nova lei incentive a chegada de novos professores e a abertura de mais vagas para que os profissionais tenham onde atuar.

A expectativa é que a nova disciplina possa contribuir para o desenvolvimento cognitivo das crianças, gerando maior sociabilidade, expressividade e promovendo um maior contato com a sua cultura.

Saiba mais em: http://www.amusicanaescola.com.br/
                       http://www.abemeducacaomusical.org.br/noticias2.html
                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário